Atendimento: (27) 2124-1000

Brasil no Prumo

Role para baixo para visualizar

APRESENTAÇÃO

A Maçonaria possui características que a marcaram durante toda sua existência, entre elas a de ser vigilante e protetora da sociedade e dos bons costumes, conforme consta abaixo, transcrito de em um de seus livros (RAM).

Por conta disso, num momento em que o país passa por graves crises de natureza econômica, financeira, social, humana, mas sobretudo, de falta de Ética e de caráter, os maçons não poderiam deixar de se posicionar e, acima de tudo, de realizar ações práticas, na defesa dos seus princípios.

CONJUNTURA DO PAÍS

O Brasil enfrenta uma crise sem precedentes em sua história recente, o que é demonstrado através de indicadores fidedignos e reconhecido internamente pelos brasileiros e externamente, por vários países, sendo nosso país, inclusive, motivo de todos os tipos de comentários desabonadores.

Se junta a isso a fuga de investimentos externos onde empresas dos setores privado, público e movimentos sociais de outros países retiram suas atividades daqui e outros tantos não se arriscam a realizar projetos em nossas terras, por conta da insegurança política, econômica, jurídica e moral que nos cerca.

Soma-se também o fato da fuga de investimentos que os próprios brasileiros fazem, deixando de investir em nosso país para fazê-lo em outros. Índices gerais negativos e altos nos cercam (inflação com recessão), alta dos juros para conter inflação, aumento desenfreado dos bens de consumo e dos alimentos, empresários enxugando suas operações e outros encerrando suas atividades, outros falindo e com dívidas, demissões em todos os setores produtivos, corrupção generalizada, contingenciamento de recursos para pagamento de contratos absurdos (e vários escusos e ilegais) e que nada agregam à população, como o fato da FIFA ter sido isenta de pagamento de R$ 1,1 bilhão de impostos, o que rendeu à FIFA o maior lucro de toda sua história na casa de R$ 10 bilhões.

Milhares de outros exemplos poderiam ser dados além do anterior, o que não se faz situação chegou a tal ponto que a população brasileira saiu às ruas no mês de março/15 com a maior manifestação popular vista contra um governo.

ALGUMAS AÇÕES MAÇÔNICAS RELEVANTES NO PAÍS

. 1789 – Inconfidência Mineira
. 1817 – Revolução Pernambucana
. 1822 – Independência do Brasil
. 1888 – Libertação dos Escravos
. 1889 – Proclamação da República

HISTÓRIA DO PROJETO
Por conta da situação colocada, a loja Orvalho do Hermon 21 (Vitória- ES), lançou o projeto chamado BRASIL NO PRUMO: A ÉTICA NA PRÁTICA – MAÇONARIA PRESENTE (BPEPMP)

Tal iniciativa contou com a apresentação em 05/05/2014 da proposta em Loja (anexo 1), homologação pela mesma, indicação de comissão para tratar do assunto e elaboração de questionário com fundamentação metodológica para realização de pesquisa em 18/05/2014 (anexo 2), aplicação do questionário em Loja aos IIr.: presentes, tabulação e retorno em Loja dos resultados (Anexo 3).

Após os resultados da pesquisa, ficou claro que os Maçons não estavam satisfeitos com a situação atual que a irmandade deveria se posicionar com ações efetivas, práticas e relevantes, citadas nas respostas dos questionários.

Todo o material foi apresentado à Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo que de imediato abraçou a ideia e nomeou a Grande Comissão provisória do projeto Brasil no Prumo (confirmar as datas, anexar atos, etc).

A referida Grande Comissão trabalhou várias ações do projeto, entre elas, entendeu ser muito importante aplicar o questionário em todas as Lojas do estado do ES, para que houvesse uma posição com maior abrangência, o que foi realizado, devolvido à GLMES e devidamente tabulado através de método profissional.

O resultado consolidado foi apresentado no “Sétimo Congresso Simbólico da Maçonaria Capixaba”, realizado em Guarapari (ES), de 19 a 21 de setembro de 2104, com a presença maciça de IIr de todos os municípios do estado, além de convidados de outros estados e de outros países, onde obteve aprovação unânime em emocionante momento da Maçonaria capixaba.

A GLMES instituiu então a Grande Comissão Permanente do projeto e que vem se reunindo periodicamente e atuando desde então no sentido de estruturar propostas efetivas e factíveis, como o Planejamento Estratégico do projeto “Brasil no prumo: a Ética na prática. Maçonaria presente!”.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PROJETO

O Planejamento Estratégico do projeto “Brasil no prumo: a Ética na prática. Maçonaria presente!”, foi realizado com as mais modernas ferramentas de planejamento e destacou as principais ações iniciais prioritárias, conforme segue em anexo ao final.

AÇÕES PRIORITÁRIA

Tais ações foram apresentadas dia 21/03/2015 à Grande Assembleia Deliberativa da GLMES, onde obteve apoio irrestrito e trouxe ânimo de dias melhores ao país a todos os presentes, conforme relato dos mesmos, que se colocaram a disposição para colaborar no que for preciso.