HISTÓRICO

 O Instituto Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo é o representante da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES) para atender demandas de filantropia.


É uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, regida por estatuto próprio por seu regimento interno e pela legislação em vigor. Constituída em 2002, fica estabelecida na avenida Joubert de Barros, 358, em Bento Ferreira, Vitória.


Por todas as suas atividades sociais, o Instituto Grande Loja foi declarado de utilidade pública pela Prefeitura de Vitória, em 2018, e pelo Estado do Estado do Espírito Santo, em 2021. 



OBJETIVOS 


O Instituto Grande Loja tem entre seus objetivos a promoção da assistência social; da saúde; da defesa, preservação e conservação do meio ambiente; do desenvolvimento sustentável; do voluntariado; da ética; da paz; da cidadania e dos direitos humanos. 


Promover programas e prestar serviços visando ao bem-estar econômico e social da sociedade em geral, oferecendo mobilidade e qualidade de vida, são algumas das finalidades do Instituto. Entre seus preceitos estão: tornar feliz a humanidade pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela igualdade e pela solidariedade.


ATIVIDADES 


O empréstimo e a concessão de cadeiras de rodas, de banho, de muletas e de cama hospitalar e a doação de fraldas descartáveis e de colchão piramidal, também conhecido como colchão casca de ovo, estão entre as principais atividades realizadas pelo Instituto Grande Loja. 


O Instituto também realiza ações sociais com oferta de serviços básicos, gratuitos à população capixaba, nas áreas de educação, saúde, jurídica, social, beleza e lazer, entre outras.


FUNCIONAMENTO 


As demandas da sociedade civil chegam ao Instituto Grande Loja por meio de pedidos realizados junto às 107 Lojas Maçônicas jurisdicionadas à GLMEES e à Administração da Grande Loja.


Os recursos financeiros destinados ao funcionamento do Instituto são oriundos, em sua maioria, de doações dos Irmãos da Grande Loja. 


A GLMEES também realiza corridas de rua com parte da renda revertida para o Instituto. Já foram promovidos quatro eventos dessa natureza. 


Para que o trabalho de filantropia seja ampliado, você também pode dar a sua contribuição, fazendo doações para a seguinte conta:
INSTITUTO GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO 


Banco do Brasil 


Agência 2221-1 | Conta Corrente 23204-1 


CNPJ 05.377.196/0001-51