NOTÍCIAS

Voltar para a listagem

Reunião em Cachoeiro de Itapemirim

Brasil no Prumo prepara expansão no País


Publicado em 04/10/2017



O Brasil no Prumo, a Ética na Prática – Maçonaria Presente, projeto desenvolvido pela Grande Loja, se prepara para alçar novos voos.

A iniciativa vem sendo apresentada a Irmãos de todas as regiões capixabas, visando à adesão por parte de novas Lojas Maçônicas no Espírito Santo. Com a expansão do projeto no Estado, o próximo passo será difundir a iniciativa no Brasil.

Entre as ações do Brasil no Prumo estão os projetos Vigilância Parlamentar e Vigilância Licitatória. De acordo com o Irmão Osvaldo Celino de Avellar Gomes, presidente da Grande Comissão do Projeto, a meta é implementar o Vigilância Parlamentar em, pelo menos, 20 Lojas Maçônicas capixabas, e o Vigilância Licitatória em até seis Oficinas até meados de 2018.

“Na apresentação, a reação dos Irmãos é a melhor possível. Há muita curiosidade, perguntas, colaboração e interesse. Então acreditamos que, em breve, estaremos com Brasil no Prumo em todas as regiões do Estado”, afirma Celino.

O Irmão acrescenta que a tese do projeto está sendo atualizada para apresentação durante a CMSB 2018 para Grão-Mestres de todo o País, a fim de que a iniciativa possa ser difundida em outras partes do Brasil, com Irmãos frequentando as Câmaras de Vereadores e acompanhando as licitações públicas.

O Vigilância Parlamentar já funciona nos municípios de Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves e Bom Jesus do Norte, onde Maçons acompanham as sessões das Câmaras, registrando iniciativas que possam impactar negativamente a população. Ainda este ano o projeto deverá ser implantando em Linhares, Fundão, João Neiva e Aracruz.

Entre os exemplos exitosos desta atuação está a sensibilização de vereadores de uma cidade capixaba para que voltassem atrás e não aumentassem os seus salários. Em relação ao Vigilância Licitatória, o projeto deverá começar as atividades no interior, em duas cidades que estão sendo definidas. Irmãos voluntários vão acompanhar todas as aberturas das licitações das câmaras, das prefeituras e das secretarias municipais.

O Brasil no Prumo, a Ética na Prática – Maçonaria Presente nasceu com o objetivo de contribuir com mudanças no Brasil, resgatando a origem da Maçonaria e os grandes movimentos dos quais a instituição participou no mundo e no País. A iniciativa surgiu em 2014, na Augusta e Respeitável Loja Simbólica Orvalho do Hermon N º 21 (Vila Velha), e foi abraçada pela Grande Loja.















Strict Standards: Only variables should be passed by reference in /home/glmees/public_html/2015/index.tpl.php on line 465