NOTÍCIAS

Voltar para a listagem

PROGRAMA CONSCIÊNCIA CIDADÃ JÁ ATENDEU MAIS DE 5 MIL ALUNOS ESTE ANO


Publicado em 27/11/2019



O Programa Consciência Cidadã já atendeu mais de cinco mil alunos em Vila Velha e Cariacica no primeiro semestre deste ano. No município canela-verde, alunos de 11 unidades municipais tiveram a oportunidade de debater e refletir sobre vários assuntos como cyberbullying, combate à dengue, respeito no trânsito, perigo das drogas, além de participar de ações cidadãs e solidárias. Teve até palestra direcionada para os pais dos alunos.

Os palestrantes são Irmãos, cunhadas e voluntários didaticamente preparados para atuar com os públicos adolescente e jovem.

Cada tema proposto para os debates partiu das observações do cotidiano escolar e das queixas dos profissionais das escolas. “O objetivo é sugerir temas significativos e possíveis intervenções para a efetivação das ações propostas pelos educadores e educandos, de forma que seja possível promover mudanças de comportamento no ambiente escolar e também no ambiente externo à escola”, disse a coordenadora pedagógica do programa, Bethsean Guerra Picinalli.

Em Vila Velha, 3.359 alunos foram atendidos diretamente no primeiro semestre. Já em Cariacica, mais de dois mil estudantes participaram de atividades que envolveram, além das palestras sobre diversos temas, visitas à sede da Polícia Federal no Estado, com apresentação dos trabalhos realizados pelo Núcleo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, coordenado pelo agente e Irmão Expedito Jorge Tavares, que também é coordenador-geral do Consciência Cidadã. Houve ainda apresentação do cão farejador da polícia, registros de fotos com o cão e com as viaturas e sorteio de brindes.

E não só os mais novos são atendidos pelo programa. Os mais experientes também têm vez e são muito participativos, como aconteceu na palestra “Exclusão Social na Terceira Idade”, que aconteceu no dia 7 de outubro com cerca de 50 idosos, de 65 a 90 anos.