NOTÍCIAS

Voltar para a listagem

JUBILEU DE OURO: É HORA DE FESTEJAR


Publicado em 13/01/2020



Confira a entrevista do sereníssimo Grão-Mestre Walter Alves Noronha sobre a trajetória de 50 anos da Grande Loja, as suas conquistas ao longo das últimas décadas e a programação especial preparada para as comemorações do Jubileu de Ouro neste ano.

 

COMO O SENHOR AVALIA A TRAJETÓRIA DA GRANDE LOJA NESSES 50 ANOS? 

Tenho a honra e a alegria de participar da Grande Loja há 36 anos e poder vivenciar grande parte da sua história. Desde quando eu entrei para a Maçonaria venho vivendo a instituição intensamente. O progresso está aí, à vista. Antes do reconhecimento da Grande Loja Unida da Inglaterra, a GLMEES não se destacava no cenário nacional, mas hoje é uma das principais do Brasil. Fomos a quarta Grande Loja a ter esse reconhecimento, o que deu pujança à nossa Potência em âmbito internacional. A Grande Loja segue uma trajetória ascendente no que diz respeito ao seu crescimento. Todos os Grão-Mestres que estiveram à frente da nossa Ordem deram o melhor de si, contribuindo para esse resultado. Nos quatro últimos anos, trabalhamos diuturnamente em prol do crescimento da Grande Loja. E nesta Administração não vai ser diferente. São vários os projetos em andamento e outros previstos para 2020. Ainda temos muita coisa a fazer para nossa Grande Loja. 

A GLMEES ESTÁ HOJE ENTRE AS GRANDES LOJAS COM O MAIOR NÚMERO DE RECONHECIMENTOS? 

A Grande Loja está em segundo lugar no Brasil em número de reconhecimentos, com 193 ao todo. Só fica atrás da Grande Loja de São Paulo, mas em breve será a primeira. O nosso secretário de Relações Exteriores, Jorge Henrique Valle dos Santos, tem feito um belo trabalho na Grande Loja do Estado do Espírito Santo e também na CMSB, onde atua como secretário de Relações Exteriores.Na última conferência de Grão-Mestres decidimos que iremos pedir reconhecimentos em bloco para todas as Grandes Lojas brasileiras. Os reconhecimentos que estão sendo obtidos em nível de Brasil são resultado do nosso trabalho. 

QUAIS SÃO AS CONQUISTAS ALMEJADAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS? 

Realizamos recentemente um grande sonho, que era comprar o terreno ao lado da Grande Loja. Nesta Administração, vamos contratar o projeto de ampliação da nossa sede e fazer uma reserva financeira para o próximo Grão-Mestre iniciar as obras. 

O QUE ESTÁ SENDO PLANEJADO PARA O JUBILEU DE OURO DA GLMEES? 

Para celebrar os 50 anos estamos preparando uma programação especial que será realizada durante todo o ano. A agenda de eventos começa no dia 12 de fevereiro com o primeiro café maçônico empresarial na sede da Grande Loja. Em breve iremos abrir as inscrições, que serão limitadas. Esperamos que os Irmãos façam bons negócios nesses encontros. Em março iremos comemorar o Dia Internacional da Mulher com um dia de beleza para as cunhadas e sobrinhas no dia 6 – será o quinto ano que vamos fazer essa ação, que é um sucesso. À noite faremos um baile na Aspomires com convites a preço de custo. Será uma linda festa dedicada às nossas cunhadas e sobrinhas. No dia 21, realizaremos a nossa Soberana Grande Assembleia à tarde para estimular os Veneráveis Mestres do interior a ficar em Vitória para a 5ª Corrida Maçônica Cidade de Vitória no dia seguinte (22). A grande novidade desta edição será nossa caminhada maçônica, de três quilômetros. Todos os participantes do evento vão receber medalha e, os primeiros colocados, um troféu comemorativo dos 50 anos da Grande Loja. E no mês de abril, faremos, de forma inédita, a Romaria Maçônica durante a Festa da Penha, que completará 450 anos em 2020. Já no segundo semestre, entre os eventos programados está a Sessão de Investidura no Grau 33, no dia 7 de novembro. Para fechar em alto estilo haverá um baile de gala em comemoração ao 50º aniversário da Grande Loja. Também estamos planejando a nossa Ação Cidadã Maçônica. A nossa intenção é fazer uma grande ação social com abrangência em todas as regiões capixabas.