NOTÍCIAS

Voltar para a listagem

LIÇÕES PARA SEMPRE


Publicado em 02/04/2020



Meus queridos Irmãos, estou escrevendo essa matéria no dia 24 de março de 2020, diretamente de minha casa, pois também estou em ‘isolamento social’, como muitos de nós.

Confesso que nunca passei por um momento deste. Tudo muito assustador, muitas informações desencontradas, decisões conflitantes, enfim, momentos difíceis.

Já passamos por momentos semelhantes (em 2009 a gripe H1N1 ou influenza A), mas ficou longe da tragédia desse novo Coronavírus. O mundo já passou por várias tragédias, entre elas a Peste Bubônica, no século XIV.  A praga que atingiu a Europa por volta de 1350 foi aterrorizante e matou cerca de um terço da população. Outros episódios tristes são as mortes por varíola nas Américas, a Febre Amarela etc.

O que pretendo com esse artigo não é trazer mais tédio, mais preocupações, mais ansiedade. Nada disso, pelo contrário, quero aproveitar a oportunidade deste contato para levar uma reflexão sobre este momento. Que ele pelo menos sirva de lição para nossas vidas, nossas famílias e nossos negócios.

O Brasil estava começando a recuperar a economia, as empresas estavam numa curva de crescimento, otimismos voltando, tudo fluindo bem, e de repente aparece um novo vírus, que se torna uma pandemia e, pronto, muda tudo.

Estamos passando por uma turbulência, uma anormalidade que vai passar, como tudo nessa vida. Mas devemos ter tranquilidade para superar. Neste primeiro momento devemos observar as medidas determinadas pelas autoridades sanitárias, pois nosso maior bem é a vida. Precisamos estar vivos e saudáveis para restabelecermos nossas vidas ao normal.

Temos que ser efetivamente líderes. Colocar em prática os ensinamentos de nossa Ordem. Líderes em nossa família, nossos negócios e em nossas redes de relacionamento. Para tanto, precisamos ter conhecimento (sabedoria), determinação (força) e integridade (beleza). Esse é um único tripé que poderá nos levantar deste momento difícil pelo qual estamos passando.

Devemos ter sabedoria (conhecimento) para apreender as lições que vieram embutidas nesta tragédia. Sim, podemos tirar várias, como por exemplo, a questão da higiene. Por que só usamos o álcool em gel nas crises? Por que não deixamos um dispenser sempre na entrada do escritório, na cozinha? Por que não lavamos a mão com mais frequência?  Por que não temos uma poupança para esses momentos difíceis?

Sabe por que não fazemos isso? Porque a gente acredita que nunca vai precisar, que não vai acontecer com a gente. Temos muitos outros ensinamentos a tirar deste momento, o próprio ‘isolamento social’. Quantos pessoas irão mudar em razão desse fato? Este isolamento nos fez pensar no próximo e isso é espetacular.

Concomitantemente devemos ter a força (determinação) para colocar esses ensinamentos em prática, aplicar as lições, principalmente no que está relacionado a pensar, se preocupar com o próximo. Eu tenho uma frase que trago comigo há bastante tempo: ‘se todos ajudarem ao seu próximo, todo próximo será ajudado’.

E, por fim, devemos praticar a beleza (Integridade/amor), pois de nada adianta o líder ter conhecimento e determinação, se ele não for íntegro, não for honesto na aplicação de sua sabedoria.

Nestes momentos de crise surgem novas ideias, novos modelos de negócios, aflora a criatividade e, você como líder, tem que puxar a fila. Vamos sair dessa mais fortes do que entramos, meus Irmãos. Com a proteção do Grande Arquiteto do Universo e com muita fé, esperança e amor.

Saudações Fraternais!

 

Valdir Massucatti

Grã-Mestre Adjunto