NOTÍCIAS

Voltar para a listagem

Grão-Mestre faz reunião virtual com Veneráveis Mestres e membros da Alta Administração


Publicado em 26/06/2020



Nesta quarta-feira (dia 26) o Grão-Mestre Walter Alves Noronha se reuniu virtualmente com Veneráveis Mestres e membros da Alta Administração para tratar de diversos assuntos tendo em vista a pandemia no novo Coronavírus.

Durante o encontro foi apresentado estudo sobre o perfil etário dos Irmãos da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo. Do total de membros, 32,18% possuem mais de 60 anos. Apenas duas Lojas não têm nenhum Irmão com mais de 60 anos. Outras 14 Lojas contam com mais de 50% dos Irmãos acima de 60 anos, dentre elas a Loja Monte Sinai Nº 43 (73,33%). 

O levantamento vai subsidiar a elaboração de um protocolo que deverá ser implementado pelas Lojas quando for liberada as reuniões presenciais. A previsão do retorno do trabalho das lojas é o dia 21 de setembro.Está prevista para o dia 19 de setembro a realização de Grande Assembleia Deliberativa, na qual serão discutidos, entre outros assuntos, a Reforma Constitucional visando à alteração da data de eleição e posse dos Veneráveis Mestres a partir de 2021. O objetivo é coincidir o ano maçônico com o ano civil/fiscal. 

A expectativa é de que o registro de chapas deva ocorrer até 15 de novembro e as eleições de 30 de novembro a 4 de dezembro. Já a posse dos Veneráveis Mestres será conjunta e presidida pelo Grão-Mestre Walter Alves Noronha na Grande Vitória. A data provável é o dia 9 de janeiro de 2021.

Outro assunto tratado na reunião foi a comemoração dos 50 anos de fundação da Grande Loja. Entre os dias 5 e 7 de novembro deverá ocorrer a Conferência de Grão-Mestres e, no dia 7 de novembro, a Investidura no Grau 33 e grande baile festivo. 

Na próxima quarta-feira (dia 1º) será realizada reunião com os delegados e delegados-adjuntos, às 20 horas, pelo aplicativo Google Meet. O link será disponibilizado no grupo dos delegados.