NOTÍCIAS

Voltar para a listagem

Grande Loja utiliza energia solar para reduzir custos com conta de luz


Publicado em 11/08/2020



A Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES) passou a utilizar, a partir do dia 24 de julho, painéis solares para geração de energia. A capacidade de produção é de 21.720 kW ano. O volume é capaz de suprir a necessidade da sede da potência e ainda sobrará um excedente que será repassado de forma gratuita à Comunidade São Geraldo, da Igreja Católica, situada ao lado da sede da GLMEES.

A energia solar é gerada nos painéis fotovoltaicos, que convertem a irradiação da luz do sol em energia elétrica. Em seguida, a energia passa pelo inversor, equipamento que a transforma imediatamente em energia pronta para o consumo.

Segundo o Grão-Mestre Walter Alves Noronha, além da questão ambiental, o fator econômico foi preponderante na opção pelo sistema de geração de energia fotovoltaica. “A Grande Loja fez um investimento, que se paga em dois anos e meio, equivalente ao valor que seria gasto com a conta de energia no período. Os equipamentos, de última geração, são oriundos da Alemanha e de Israel e garantia de vida útil de 25 anos”, explicou.