NOTÍCIAS

Voltar para a listagem

Café Maçônico alusivo ao Dia do Voluntariado


Publicado em 27/08/2021



Nesta quinta-feira, 26 de agosto, o Grão-Mestre, Walter Alves Noronha, recebeu Irmãos, cunhadas, sobrinhos e convidados para o Café Maçônico alusivo ao Dia Nacional do Voluntariado.

A vice-governadora, Jacqueline Moraes, e a juíza da Vara de Execuções Penais de Vila Velha, Patrícia Faroni, participaram do evento, ocasião em que puderam conhecer mais sobre o trabalho social desenvolvido pela Grande Loja.

Durante o Café Maçônico, houve a doação pelo Instituto Grande Loja de duas cadeiras de rodas e de banho para a Casa de Acolhida Monsenhor Alonso e o Lar Genoveva Machado, entidades cadastradas pelo ES Solidário.

Segundo o Grão-Mestre, há cinco décadas a família maçônica contribui para levar mais cidadania e qualidade de vida aos capixabas por meio de variadas ações. Com 107 lojas jurisdicionadas, das quais participam mais de 3,5 mil maçons regulares, a Grande Loja está presente em todas as regiões do Espírito Santo, constituindo uma rede de solidariedade maçônica estimada em 25 mil pessoas.

Programa Consciência Cidadã

O Programa Consciência Cidadã, criado em 2007, está entre as principais ações de caráter educativo realizadas pelos Irmãos, cunhadas e sobrinhos da Grande Loja e também por voluntários.

Neste Grão-Mestrado, foi ampliado, a partir da celebração de novos convênios, contribuindo com a formação de cidadãos mais preparados para as oportunidades do mundo contemporâneo, por meio de palestras, cujos temas vêm ao encontro de demandas sociais presentes na realidade dos jovens e dos educadores.

Instituto Grande Loja

O Instituto Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo desenvolve um trabalho que se tornou uma das suas principais atividades desde 2017: o empréstimo e doação de cadeiras de rodas e de banho, contemplando ambulatórios, hospitais, asilos e pessoas necessitadas. A entidade também destinou fraldas descartáveis e camisetas para projetos sociais.

Toda a atuação tem como propósito levar mais cidadania e qualidade de vida aos capixabas, além de promover a assistência social, a educação, a saúde e o voluntariado. E ainda a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais.

Em 10 de maio de 2021, o governador Renato Casagrande sancionou a Lei 11.290, que conferiu ao Instituto o título de utilidade pública estatual. A cerimônia de sanção, realizada no Palácio Anchieta, contou com a presença do Grão-Mestre, Walter Alves Noronha, de membros da Alta Administração e também da vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes.