NOTÍCIAS

Voltar para a listagem

Ordens paramaçônicas apresentam crescimento expressivo entre 2015-2022


Publicado em 22/09/2022



As Ordens Paramaçônicas experimentaram, no período de 2015-2022, uma fase de expressivo crescimento impulsionado pelo apoio recebido da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES).

Para incentivar as atividades das Ordens, a GLMEES investiu na construção de quatro Templos específicos para as Ordens Paramaçônicas em Vila Velha, Serra, Cariacica e Guaçuí.

Outro marco importante foi a inclusão de duas visitas às Ordens Paramaçônicas entre os requisitos para o Aprendiz e do Companheiro Maçom avançar de Grau.

Segundo o Grande Secretário de Relações Paramaçônicas, Sylvio Máximo, essa inserção no regulamento geral da GLMEES, feita na Administração do Grão-Mestre Walter Noronha, possibilitou a formação de vários líderes Maçons engajados na causa das Ordens Paramaçônicas.

Na jurisdição da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas do Espírito Santo, estão 14 Assembleias, seis delas criadas após 2015. Em 2019, o Estado sediou, com a participação ativa da GLMEES, a Grande Assembleia Nacional da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas - Jurisdição do Estado do Espírito Santo, com a presença dos grandes dignitários da Ordem vindos dos Estados Unidos.

Para estimular as atividades do Moto Clube Bodes do Asfalto – Seção Espírito Santo, a Grande Loja, em março de 2018, o reconheceu como Entidade Paramaçônica. Desde a sua fundação, os Bodes do Asfalto se envolvem em ações solidárias, além de colaborar com outros motoclubes.

Com a unificação da Ordem Demolay, em 2019, apoiada pela Grande Loja, hoje a Ordem dispõe de 19 capítulos no Estado. Nesta Administração, houve apoio da GLMEES a oito encontros estaduais da Ordem Demolay.

Com dois Bethéis no Estado, a Ordem Filhas de Jó promoveu evento nacional com o apoio da GLMEES. A Ordem Estrela do Oriente fundou, neste Grão-Mestrado, três capítulos no Espírito Santo, em Vitória, Serra e Linhares.

Também está entre as realizações em favor das Ordens o tratado de mútua colaboração para apoiarem todas as Ordens Paramaçônicas instaladas no Espírito Santo assinado entre as Grandes Secretarias de Relações Paramaçônicas da GLMEES e do Grande Oriente do Brasil no Espírito Santo (GOB-ES), em fevereiro de 2020.

A Grande Loja esteve presente nas sessões solenes em homenagem à Ordem Demolay e às Meninas do Arco-Íris, promovidas pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo.